Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novo naufrágio mata cerca de 50 imigrantes/Lampedusa

Um barco com cerca de 250 imigrantes, naufragou hoje, nas proximidades das ilhas de Malta e Lampedusa, entre a Sicília e a Tunísia.
O acidente, do barco que 'foi a pique', foi avistado por um helicóptero.
Equipes de socorro aos sobreviventes, avistaram diversos corpos boiando nas proximidades.
Cerca de 200 pessoas foram resgatadas, mas as informações não eram precisas.
'O acidente ocorreu numa zona ao centro de um triângulo entre Malta, a Líbia e Lampedusa, uma semana depois de outra tragédia, perto de Alexandria.'



Exposição Velásquez no Museu do Prado/Madrid

Numa altura de aperto financeiro, o Museu do Prado confia em Velázquez para atrair milhares de visitantes. O quadro "As Meninas" é uma das joias do museu de Madrid e inspirou a exposição "Velázquez e a família de Felipe IV".
Ao todo, são 29 obras do artista sevilhano, do seu atelier e de dois dos seguidores.
A exposição "Velázquez e a família de Felipe IV" ocorre até 9 de fevereiro.

Descoberta traz esperança de cura de Alzheimer e degenerações cerebrais

Leia a reportagem completa em BBC Brasil
* Nova descoberta pode levar a cura de Alzheimer
A descoberta da primeira substância química capaz de prevenir a morte do tecido cerebral em uma doença que causa degeneração dos neurônios foi aclamada como um momento histórico e empolgante para o esforço científico.














"Extraordinário!"
Acredita-se que este processo aconteça em muitas formas de neurodegeneração, por isso, interferir este processo de modo seguro pode resultar no tratamento de muitas doenças.
Os pesquisadores usaram um composto que impediu os mecanismos de defesa de se manifestarem, e por sua vez interrompeu o processo de degeneração dos neurônios.
O estudo, divulgado na publicação científica Science Translational Medicine, mostrou que camundongos com doença de príon desenvolveram problemas graves de memória e de movimento. Eles morreram em um período de 12 semanas. No entanto, aqueles que receberam o composto não mostraram qualquer sinal de tecido cerebral sendo destruído.
A coordenadora da pesquisa, Giovanna Mallucci, disse à BBC: "Eles estavam muito bem, foi extraordinário." "O que é realmente animador é que pela primeira vez um composto impediu completamente a degeneração dos neurônios." "Este não é o composto que você usaria em pessoas , mas isso significa que podemos fazê-lo, e já é um começo", disse Mallucci.
Ela disse que o composto oferece um "novo caminho que pode muito bem resultar em drogas de proteção" e o próximo passo seria empresas farmacêuticas desenvolverem um medicamento para uso em seres humanos.
O laboratório de Mallucci também está testando o composto em outras formas de neurodegeneração em camundongos, mas os resultados ainda não foram publicados.
Os efeitos colaterais são um problema. O composto também atuou no pâncreas, ou seja, os camundongos desenvolveram uma forma leve de diabetes e perda de peso.
Qualquer medicamento humano precisará agir apenas sobre o cérebro. No entanto, o composto dá aos cientistas e empresas farmacêuticas um ponto de partida." ...

Principais desafios das mulheres desde o nascimento

Dezesseis milhões de adolescentes mulheres têm filhos a cada ano...
Na Somália, 98% das mulheres e meninas sofrem mutilação genital.
Na África subsaariana, houve um grande aumento no número de meninas que frequentam as escolas, segundo a Unesco.
Estes são alguns dos desafios das 3,5 bilhões de mulheres no mundo atual.
Confira acima no gráfico da BBC Brasil os números e os fatos sobre as mulheres no mundo de hoje...

A fragilidade imposta ao sexo feminino por sistemas e culturas.


 



Montanha-russa enguiça com 12 pessoas no parque da Estúdio Universal/Flórida

Doze pessoas foram resgatadas, após 2 horas, de uma montanha-russa que enguiçou no parque de diversões do Estúdio Universal, no Estado americano da Flórida.
(out/2013)










- O parque de diversões Six Flags Magic Mountain, de Los Angeles, nos Estados Unidos, inaugurou aquela que diz ser a mais rápida montanha russa de todo o mundo. 
A Full Throttle, alcança a velocidade de 110 quilômetros por hora.(jun/2013)

- Visitantes de um parque de diversão em Buena Park, no sul da Califórnia (EUA), ficaram presos a 100 metros de altura por mais de três horas, por causa de um defeito em uma das atrações. (set/2009)

Demônios-da-tasmânia vítimas de câncer em proteção de espécies ameaçadas

O zoológico de San Diego, na Califórnia (EUA), recebeu nesta semana quatro demônios-da-tasmânia (também chamados de diabo-da-tasmânia), como parte de um programa de proteção de espécies ameaçadas.
Os animais, nativos da ilha australiana da Tasmânia, estão em perigo de extinção por culpa de um câncer raro e contagioso que afeta a espécie carnívora.
O câncer é transmitido por mordidas entre os animais, comuns enquanto eles se alimentam ou no período de acasalamento.
A espécie é importante porque come carcaças de outros animais – e, dessa forma, limpam o meio ambiente e impedem a transmissão de doenças, explica o conservacionista Greg Kirk, que participa do projeto.
O objetivo é preservar os animais em cativeiro para devolvê-los à natureza selvagem caso sua população chegue perto da extinção.
- Em 2011 nasceram 5 filhotes em cativeiro...

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Malala Yousafzaï recebe Prêmio Sakharov pela 'liberdade de expressão'/2013

Malala Yousafzai vai receber o Prêmio Sakharov para a liberdade de expressão 2013.
A jovem pasquistanesa, de 16 anos, é uma ativista pelo direito das 'meninas' à educação.
Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, que atribui o prêmio, realçou que "Malala é uma jovem e todos sabemos o que lhe aconteceu. É uma adolescente que teve a coragem de confrontar um ambiente hostil, dominado por homens violentos que operam no vale de Swat, no Paquistão.
Ela anunciou que ia para a escola, usufruindo do seu direito à educação, porque ser do sexo feminino não a deveriam privar dos direitos sociais".
Há um ano, Malala sobreviveu a uma tentativa de assassinato cometida pelos talibã, grupo fundamentalista religioso.
Malala está também nomeada para o Prêmio Nobel da Paz, que será anunciado nesta sexta-feira.



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Morre a atriz Norma Bengell

Morreu hoje, aos 78 anos, a atriz brasileira, Norma Bengel, vítima de complicações respiratórias, derivadas por câncer pulmonar.
Sua carreira foi marcada por filmes nacionais e internacionais, sendo a primeira atriz brasileira a apresentar um 'nu frontal', no filme, os Cafajestes, de Ruy Guerra...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tufão Fitow provoca ondas gigantes e ventos de até 150 km/hora

O tufão que atinge a China, já provocou a morte de pelo menos 2 pessoas
As autoridades locais retiraram 1,5 milhão de pessoas de suas casas na província de Zhejiang, e outras 170 mil na vizinha Fujian.
O Fitow é o 23º tufão a atingir o sudeste da China neste ano.
Link: Tufão Fitow atinge a China


Retomadas buscas no naufrágio de Lampedusa

As buscas foram retomadas e mais 17 corpos foram encontrados, totalizando 211, entre aproximadamente, um total de 300, que acredita-se ser o número de vítimas...

Prêmio Nobel 2013

Criado por Alfred Nobel (1833/1896), industrial e químico sueco, inventor da dinamite, que deixou em testamento uma fortuna para criação de uma premiação aos que servissem ao 'bem da humanidade', no futuro, nos campos da Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz, custeados pelos rendimentos de seu legado, que foi criada em 1900.
Aos 10 de dezembro, data de seu falecimento, são iniciadas, aproximadamente, as premiações, desde 1901/Oslo.


















A edição de 2013 dos prêmios Nobel, que celebram 112 anos de existência, começou hoje com a divulgação para a área da Medicina ou Fisiologia.
O prêmio foi atribuído aos americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman, bem como ao Alemão Thomas C. Südhof.
O trio foi homenageado pelas descobertas sobre o sistema de transporte no interior da célula e levou para casa 930 mil euros.
Uma entrevista foi realizada com o professor Juleen Zierath, presidente do Comitê Nobel de Fisiologia ou Medicina, após o anúncio. O entrevistador é a jornalista freelance Lotta Fredholm (Vídeos com transcrição)

- Prêmio Nobel de Física 2013 - Programado para 08/10/2013
O prêmio será anunciado por Staffan Normark, secretário permanente da Real Academia Sueca de Ciências. Localização: A Real Academia Sueca de Ciências, Sessionssalen, Lilla Frescativägen 4A, Estocolmo, Suécia Nobelprize.org fornece - up-to-the-minute notícias sobre o Prêmio Nobel 2013...

- Prêmio Nobel de Química 2013 - Programado para 09/10/2013
O prêmio será anunciado por Staffan Normark, secretário permanente da Real Academia Sueca de Ciências. Localização: A Real Academia Sueca de Ciências, Sessionssalen, Lilla Frescativägen 4A, Estocolmo, Suécia Nobelprize.org fornece - up-to-the-minute notícias sobre o Prêmio Nobel 2013 / s - webcast ao vivo da coletiva de imprensa com uma entrevista exclusiva com um membro do Comité Nobel...

- Prêmio Nobel da Paz Anúncio 2013 - Programado para 11/10/2013
O prêmio será anunciado pelo Thorbjørn Jagland, presidente do Comité Nobel norueguês. Localização: O Comitê Norueguês do Nobel, o Instituto Norueguês do Nobel, loja Sal, Henrik Ibsens portão 51, Oslo, Noruega Nobelprize.org fornece - notícias up-to-the-minute sobre o Prêmio Nobel 2013 / s - webcast ao vivo da conferência de imprensa com uma entrevista exclusiva com um membro do Comitê do Prêmio Nobel...

- Prêmio de Ciências Econômicas - Programado para 14/10/2013
Anúncio do Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. O prêmio será anunciado por Staffan Normark, secretário permanente da Real Academia Sueca de Ciências. Localização A Real Academia Sueca de Ciências, Sessionssalen, Lilla Frescativägen 4A, Estocolmo, Suécia Nobelprize.org fornece - up-to-the-minute notícias sobre de 2013 o Prêmio Nobel / s - webcast ao vivo da coletiva de imprensa com uma entrevista exclusiva com um membro do Comitê do Nobel informações sobre o prêmio -: comunicado de imprensa, formação científica, informações populares - entrevistas por telefone...
* Cumprindo a tradição, a academia sueca ainda não agendou uma data para o anúncio do Nobel da Literatura.
- Divulgado hoje, o Nobel de Literatura, concedido à escritora canadense, Alice Munro.
- Publicado em 10/10/2013 O prêmio foi anunciado por Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca. Entrevista por telefone com Alice Munro, após o anúncio do Prêmio Nobel da Literatura em 2013, 10 de Outubro de 2013. O entrevistador é Nobelprize.org 's Adam Smith.

- Publicado em 11/10/2013
O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2013 é a Organização para a Proibição de Armas Químicas.
O anúncio foi feito por Thorbjorn Jagland, o presidente do comité Nobel. Geir Lundestad, diretor do Instituto Norueguês do Nobel, responde a perguntas sobre o Prêmio Nobel da Paz de 2013.
O entrevistador é jornalista freelance Geir Helljesen
.

Tufão Fitow atinge a China

Alerta máximo e a evacuação de mais de 300 mil pessoas, na região leste da China.
O tufão Fitow já começou a fazer estragos no leste da China. 
Mais de 300 mil pessoas foram evacuadas das regiões por onde deve passar a tempestade, não muito longe de Xangai.
Durante os próximos três dias, o sudeste da China será assolado por chuvas torrenciais e ventos ciclônicos. Os barcos de pesca regressaram aos portos e algumas linhas ferroviárias foram fechadas por precaução.