Zsa Zsa Gabor foi levada às urgências de um hospital em Los Angeles na segunda-feira com dificuldades respiratórias. A atriz norte-americana vai ser submetida a uma operação de remoção do tubo digestivo, que provocou uma infecção. A atriz tem sofrido vários problemas de saúde desde 2002 quando sofreu um acidente de automóvel que a deixou parcialmente paralisada. A perna direita de Zsa Zsa Gabor foi amputada na sequência de uma grave infecção depois de um AVC em 2005 e outro em 2007.
O papa Francisco defende que os direitos dos cristãos no Iraque têm que ser protegidos. O líder da Igreja Católica encontrou-se esta quarta-feira com o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi. Num comunicado divulgado pelo Vaticano, a reunião foi qualificada como cordial e fez-se referência ao bom estado das relações bilaterais. Mas neste encontro foram debatidas as condições de vida dos cristãos e das minorias étnicas religiosas que vivem no Iraque que se têm deteriorado nas últimas décadas. Recorde-se que no início dos anos 2000 viviam mais de 1 milhão e meio de católicos no Iraque e nesta altura apenas restam 400 mil. Os restantes foram obrigados a fugir das milícias radicais que existem em todo o país e mais recentemente, da perseguição feita pelo autoproclamando Estado Islâmico. Na semana passada, o Parlamento Europeu decidiu classificar como “genocídio” as “atrocidades” o que está a acontecer na Síria e Iraque por motivos religiosos contra minorias como os cristãos ou os yazidis.
Em Estrasburgo foi aprovada, por unanimidade, a “resolução” em que se acusa o autoproclamado “Estado Islâmico” de genocídio pela sistemática perseguição das minorias religiosas no Médio Oriente.
Um leopardo macho entrou em uma escola em Bangalore, na Índia, e feriu seis pessoas que tentavam capturá-lo. Um cientista e um funcionário do departamento florestal estão entre os feridos na batalha de quase 10 horas para cercar o animal no domingo. O leopardo, que invadiu a Escola Internacional Vibgyor, acabou sendo anestesiado e liberado. Um censo recente da vida selvagem estimou que a Índia possui entre 12 mil e 14 mil leopardos. Câmeras flagraram quando o felino de oito anos ataca um homem perto da piscina da escola. O cientista ambiental Sanjay Gubbi e o funcionário público Benny Maurius ficaram feridos ao tentar cercar o animal para anestesiá-lo. "Foi uma batalha longa. Alvejamos o leopardo com injeções de tranquilizantes, mas só conseguimos capturá-lo por volta das 20:15 locais, quando a medicação fez efeito", disse o policial S. Boralingaiah. Um funcionário de um órgão responsável por vida selvagem disse à BBC que o leopardo provavelmente chegou à escola por uma área de floresta próxima. O animal foi levado a um parque nacional, e os seis feridos - incluindo um cinegrafista de uma TV local - tiveram ferimentos leves. Não havia alunos na escola no momento do incidente. Leopardos e outros grandes felinos costumam ser vistos em áreas urbanas na Índia, e ambientalistas alertam que tais situações podem se tornar mais frequentes à medida que seus habitats são invadidos por humanos.
Pernambuco: Estado que lida com o mais alto número de casos suspeitos e confirmados de microcefalia no país. Microcefalia recua, mas alta nas infecções pelo Aedes preocupa Pernambuco.
Uma nova epidemia de zika, chikungunya e dengue causa preocupação em médicos em Pernambuco, Estado que lida com o mais alto número de casos suspeitos e confirmados de microcefalia no país. As ocorrências recentes da má-formação em bebês têm sido associadas ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Mas, desde o início de janeiro, o número de novos casos registrados em todo o Brasil – que chegou a crescer mais de 40% por semana em dezembro – começou a cair. No entanto, para médicos que tentam comprovar a ligação entre microcefalia e zika, o alto número de casos registrados nos últimos meses de 2015 também se deve ao fato de que esses bebês foram concebidos nos primeiros meses do ano, quando o mosquito está mais ativo. "O que vimos até agora é um reflexo de nove meses atrás, quando havia um surto de dengue, zika e chikungunya. Precisamos tomar pé da situação para que o mesmo não ocorra daqui a nove meses", diz a infectologista Regina Coeli, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, principal referência para o atendimento da microcefalia no Estado.
O astronauta britânico Tim Peake publicou na internet um vídeo em time-lapse (acelerado) que mostra tempestades de raios vistas a partir da Estação Espacial Internacional (EEI). Ele gravou as imagens enquanto a nave sobrevoava a Turquia, em direção à Rússia.
Um casal que se separou logo depois da Segunda Guerra Mundial teve um reencontro emocionado após mais de 70 anos. O americano Norwood Thomas tinha 21 anos e era um paraquedista durante a guerra quando conheceu a então adolescente de 17 anos Joyce Morris em Londres. Ele voltou para os Estados Unidos, e o casal continuou se correspondendo. "Joyce era especial. A pessoa que eu deixei escapar", disse Norwood à Associated Press. "Mas após a guerra, minhas ordens eram de voltar para casa tão depressa que não tive uma chance real de sequer me despedir." Mas, com o passar do tempo, eles perderam contato. O filho de Joyce, que mora na Austrália, conseguiu encontrar Norwood pesquisando na internet. Norwood, agora com 93 anos, teve a viagem até Adelaide (Austrália) paga por moradores de sua cidade, Virginia Beach. Ele se reencontrou com Joyce, agora com 88 anos, e os dois planejam passar juntos o dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, comemorado como dia dos namorados em vários países.