Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sábado, 8 de outubro de 2016

Como descartar medicamentos de forma correta?

O impacto que os resíduos de medicamentos causam é um grave problema ao meio ambiente e, também, social. Ao jogar fora os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você está contribuindo - mesmo que não saiba disso – para um problema de saúde pública.




quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Nova tecnologia permite ler manuscritos antigos danificados

Graças a uma nova tecnologia, é possível ler o conteúdo de um antigo manuscrito bíblico sem danificar o documento.
Os cientistas puderam ler uma passagem do Levítico, o terceiro livro do antigo testamento sem abrir o manuscrito. A obra encontrava-se de tal modo fragilizada que era impossível abri-la sem a destruir.
O manuscrito com pelo menos 1500 anos foi descoberto numa escavação arqueológica, numa sinagoga em Israel, em 1970.











O alemão Thorsten Moewes roda o planeta limpando monumentos

Fundador de uma empresa especializada nessa tarefa, ele e sua equipe já se encarregaram de limpar o Monte Rushmore, nos Estados Unidos, o Cristo Redentor, no Rio, e a roda-gigante London Eye, em Londres.
Em alguns locais, como uma barragem no Japão, eles aproveitaram a oportunidade para criar desenhos gigantes.










Papa Francisco faz visita surpresa à região de Amatrice atingida por terremoto em agosto

O papa Francisco fez um visita-surpresa a Amatrice, a localidade italiana devastada pelo sismo de 24 de agosto. O terremoto fez perto de três centenas de mortos. No final de setembro cerca de 1800 pessoas permaneciam nos acampamentos improvisados ou em alojamentos provisórios nas redondezas.
No meio das ruínas de Amatrice, o papa explicou que não fez esta deslocação antes porque pensou que "nos primeiros dias de dor (...) a visita seria mais um estorvo do que uma ajuda."
Drone revela estragos em Amatrice após terremoto - 25/08/2016












terça-feira, 4 de outubro de 2016

Castelo Humano: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade/Espanha

Os castelos humanos são uma tradição catalã do século XVIII e ganha a torre mais alta e complexa, que não desmorone na montagem ou desmontagem.
Chegam a atingir alturas de prédios de dez andares e são, desde 2010, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade declarado pela UNESCO.
Este ano, um grupo de Vilafranca ganhou pela oitava vez consecutiva em Tarragona, Espanha.










domingo, 2 de outubro de 2016

A erupção do vulcão Colima/México

Vilarejos em um raio de distância de 12 quilômetros de vulcão foram evacuados. O chefe do serviço de emergência nacional, Luis Felipe Puente, disse à agência Reuters que cerca de 350 pessoas das cidades de La Yerbabuena e La Becerrera haviam sido levadas para abrigos temporários.
O vulcão, localizado entre os Estados de Colima e Jalisco, é um dos mais ativos do país. Faz parte do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área situada no Oceano Pacífico onde ocorre a grande maioria dos tremores de terra e das erupções vulcânicas do mundo.
O México tem mais de 3 mil vulcões, mas apenas 14 são considerados ativos.











É possível diagnosticar depressão por meio da voz?/Link leitura












Se a voz deixa transparecer nossas emoções, um estudo sobre ela poderia ser útil para identificar doenças como a depressão, enfermidade que tem afetado um número cada vez maior de pessoas?
A depressão já foi chamada de "mal do século 21", especialmente nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo de antidepressivos aumentou cerca de 400% nos últimos 20 anos. No Brasil, segundo dados de 2015 do IBGE, mais de 11 milhões de pessoas (ou 7,6% da população adulta) já foram diagnosticadas com a doença.
Não há, contudo, consenso sobre a gravidade da situação.
Estudo recente da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins (EUA) concluiu, por exemplo, que a depressão é diagnosticada exageradamente. De outro lado, especialistas como o professor australiano Ian Hickie consideram que ainda falta conscientização sobre a gravidade da depressão como doença psicológica real.
A tecnologia, portanto, poderia ajudar a organizar esse debate.
- Características da fala -
Leia o conteúdo completo em BBC Brasil:
* É possível diagnosticar depressão por meio da voz?










Miss Brasil 2016: Raissa Oliveira/Paraná

Raissa nasceu na Bahia, mas foi a representante paranaense no concurso. 
Em 2º lugar, ficou Danielle Marion, do Rio Grande do Norte. 
A Miss Maranhão, Deise D'Anne, ficou em 3º.
- Raissa Oliveira Santana era a candidata preferida no Twitter.