Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sábado, 30 de setembro de 2017

A rígida tutela masculina imposta a mulheres sauditas

O rei Salman da Arábia Saudita aprovou um decreto permitindo que as mulheres dirijam pela primeira vez na história do país, para alegria de ativistas.
No entanto, o reino ainda restringe a liberdade das mulheres de várias outras formas.
As sauditas vivem sob tutela de um guardião que precisa dar permissão para elas trabalharem, ter acesso ao plano de saúde e interagir com homens fora do círculo familiar.
Desde abrir conta em um banco até acessar serviços de saúde e conversar com homens fora da família, as sauditas precisam da autorização masculina para realizar muitas atividades cotidianas.
Esse sistema de tutela foi duramente criticado por organizações como a ONG Human Rights Watch, que comparou o estado legal das mulheres com o dos menores de idade, já que "não podem tomar decisões chave para seu futuro por si mesmas".
(Conteúdo BBC)



Dia das Crianças 468x60
468x60 - Americanas
Banners Kits 468x60

A habilidade de 'super-herói' das moscas

Tente matar uma mosca. Em pouco tempo, você se dará conta de que ela é mais rápida que você. Muito mais rápida. Mas como, afinal, essas minúsculas criaturas, com seus minúsculos cérebros, escapam tão facilmente de nós? A resposta é que, comparada com humanos, as moscas essencialmente veem o mundo em câmera lenta. Como exemplo, imagine um relógio analógico. Os humanos veem os ponteiros se moverem em uma determinada velocidade. Já uma tartaruga veria os ponteiros se movendo duas vezes mais rápido. A maioria das moscas, por sua vez, perceberiam os ponteiros se movendo quatro vezes mais devagar. A percepção do tempo, portanto, varia por espécie. Os animais enxergam o mundo como se fosse um vídeo contínuo. Na realidade, porém, o que fazem é conectar imagens enviadas dos olhos ao cérebro em uma determinada quantidade de vezes por segundo. Para humanos, são 60 flashes por segundo. Para tartarugas, 15. E moscas, 250.
(Conteúdo BBC)




468x60
2 moletons por 299
468x60 - Americanas