Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sábado, 7 de março de 2015

Empresa cria 'drone garçom' para superar falta de mão de obra em Cingapura








Comida é uma obssessão nacional em Cingapura.
Mas a cidade-país sofre para encontrar funcionários suficientes para o grande número de restaurantes.
Uma companhia de tecnologia apresentou o que pode ser uma solução para o problema: drones garçons. As pequenas aeronaves são robustas, confiáveis e prometem não derrubar os pedidos.
Os drones são da empresa Infinium Robotics e devem ser introduzidos em uma rede de restaurantes local até o final do ano. As aeronaves conseguem carregar até dois quilos de comida e bebidas - cerca de dois copos grandes de cerveja, uma pizza e duas taças de vinho.
Os robôs voadores passam por cima da cabeça dos clientes fazendo rotas determinadas por um programa de computador e navegam pelo restaurante sem trombadas usando sensores infravermelhos espalhados pela casa.
Sem garçons
A falta de garçons é creditada à introdução, pelo governo, de medidas para restringir a imigração e aumentar eficiência no trabalho. Sem a força laboral mais barata dos estrangeiros, os restaurantes passaram depender de trabalhadores locais.
Mas, pelos salários baixos e por questões de status, os jovens do país evitam esses empregos.
Vários restaurantes tiveram de fechar suas portas nos últimos meses citando a falta de mão de obra e os altos aluguéis.
Segundo estatísticas do governo, a indústria de alimentos e bebidas de Cingapura atualmente tem uma carência de 7 mil trabalhadores,
Por isso, alguns restaurantes optaram por inovações como o uso de robôs que podem preparar arroz e macarrão, cardápios no iPad e sistemas de entregas rápidas.
Mas, até agora ninguém tinha ido tão longe a ponto de ter drones voando pelo restaurante para server comida aos clientes.
O diretor-executivo da companhia Infinium Robotics, Junyang Woon, afirma que a tecnologia desenvolvida para os drones na verdade libera os funcionários para trabalhar melhor no restaurante.
"Os funcionários serão capazes de interagir mais com os clientes e melhorar a experiência destes", disse.
Mas o uso de drones em ambientes fechados pode trazer riscos. Em dezembro, uma destas pequenas aeronaves usada em uma promoção temporária e não para servir pratos, acertou o rosto de um dos clientes de um restaurante da rede TGI Fridays em Nova York.
Mas, Woon afirma que as máquinas usadas em Cingapura usam câmeras e sensores para garantir que eles não trombem uns com os outros ou com as pessoas. As hélices foram cobertas com grades, para aumentar ainda mais a segurança.
Limites
Entre os clientes, a reação não é unânime.
Stachey Choe, que vai a restaurantes quatro vezes por semana, acredita que o novo serviço pode ser eficiente, mas tem restrições.
"É eficiente, principalmente em estabelecimentos maiores. Então até pode ser o futuro (do atendimento). Eu quero experimentar, é uma novidade - mas não é algo muito atraente no longo prazo. Acho que o serviço precisa ser mais pessoal", disse.
Mesmo a rede de restaurantes que está comprando os drones-garçons da Infinium, a Timbre Group, admite que há limites para a tecnologia.
O diretor Edward Chia atualmente emprega 90 pessoas em seis bares e restaurantes. Ele planeja usar 40 drones e disse que, com estes aparelhos, tem capacidade de abrir mais casas e redirecionar funcionários para empregos que precisam de mais habilidades, como preparo de bebidas e comida.
Mas, ele ainda quer ter garçons humanos. Os drones vão levar a comida da cozinha para um ponto no restaurante e então uma pessoa vai colocar o prato na mesa.
"Ainda queremos ter o toque humano", disse.













Chimpanzés aprendem língua de primatas estrangeiros






Aprender outras línguas é algo comum para humanos. Mas cientistas consideram um marco a descoberta de que chimpanzés também são capazes de entender diferentes sons de outros primatas.
Cientistas acompanharam dois grupos de chimpanzés que foram colocados juntos no Zoológico de Edimburgo (Escócia). O grupo de chimpanzés holandeses passou a usar os sons dos primatas escoceses, após um tempo, para pedir maçãs.
Agora, os cientistas querem saber se os dois grupos já se entendiam antes - e apenas tinham "diferentes" sotaques - ou se os diferentes sons que os chimpanzés usam para pedir maçãs representam duas línguas diferentes.


'Ilha dos gatos' vira atração turística no Japão








Os primeiros gatos de Aoshima, uma pacata ilha no sul do Japão, foram trazidos para cá para lidar com os ratos que infestavam barcos pesqueiros.
A estratégia funcionou. Hoje, não há nem sinal dos ratos – mas agora são os gatos que estão por toda parte.
Mais de 120 destes felinos habitam a ilha. O número de animais é seis vezes maior do que o de seus 22 habitantes humanos.
Isso rendeu a Aoshima o apelido de "Ilha dos Gatos" e a transformou em uma atração turística, apesar de ali não haver hotéis, lojas ou restaurantes.
Sem predadores naturais, os animais vagam livremente pelas ruas e vivem em construções abandonadas, como esta escola.
Eles são alimentados por alguns dos moradores e por visitantes ou comem o que encontram pela frente.
Numa tentativa de controlar a crescente população de gatos, as autoridades iniciaram um programa de castração dos felinos.
Mas, até o momento, apenas cerca de dez animais passaram pelo procedimento.


terça-feira, 3 de março de 2015

Economize energia desligando o freezer e organizando a sua geladeira

O vilão não é somente o ar-condicionado!!!
Já verificou se o que está no freezer pode caber no congelador da geladeira?
Sabemos que todos os alimentos sofrem aumentos quase que semanalmente, então, como não podemos armazenar os perecíveis, temos que ir às compras.
É nesse momento que a 'listinha' tem que estar organizada e a conta feita, sobre a economia que será mais vantajosa:
- Pagar mais para os fornecedores de energia elétrica, ou não conseguir dormir com o calor e ter um dia improdutivo e a saúde abalada?
- Programe o seu ar para desligar antes do 'despertador' e utilize um ventilador, sempre que a temperatura ambiente permitir.
- Manter um freezer ligado, quando o que nele está, poderia ser organizado na geladeira, resultaria numa surpreendente economia.
- Outra economia significativa é não deixar eletrônicos em stand by, em modo de espera. Conte quantos aparelhos você tem com esta tecnologia e desligue na tomada todos os que não tenham o bom funcionamento afetado.
Não precisamos ficar com 'psicose de economia', apenas um pouco mais de conscientização e mais dinheiro no bolso, para outras necessidades.
Ligue seu freezer somente quando for muito necessário; o que deverá ocorrer em até dois dias semanais.
Os alimentos congelados também têm validade e, muitas vezes, ficam por lá esquecidos na desorganização, por falta de tempo.
Para o bom funcionamento do freezer, ele não deverá ficar desligado durante longos períodos, assim como o ar-condicionado e geladeiras.
"Pode ser cruel, mas não é justo que a carne que vai para a panela está lá no fresquinho, enquanto quem tem que trabalhar para comprá-la, fica no 'forno'."
(pur erregege1)




domingo, 1 de março de 2015

Reconstituição histórica celebra os 450 anos do Rio de Janeiro






Para comemorar os 450 anos do Rio de Janeiro, uma cerimônia foi realizada no mesmo local onde a cidade foi fundada em 1565.
Crédito: AFP

Papa denuncia "brutalidade intolerável" no Iraque e na Síria






Papa Francisco denuncia violência, sequestro e assédio contra os cristãos e outros grupos religiosos no Iraque e Síria e reza por todas as vítimas.