Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Especial: Nelson Mandela 1918-2013 - Guia Interativo BBC Brasil

* Especial: Nelson Mandela 1918-2013
- Link Interativo BBC Brasil












"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Porque eu promovi o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais.
É um ideal que espero viver mas, se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer".
(Conclusão do discurso de três horas de Mandela durante seu julgamento, em 1964, em que foi acusado de sabotagem e traição).

Prisão:
"O aspecto mais perturbador da vida na prisão é o isolamento. Não há começo e nem fim, apenas sua própria mente, que às vezes engana. Foi um sonho ou realmente aconteceu? A pessoa começa a questionar tudo. Eu tomei a decisão certa? Valeu a pena o meu sacrifício? Na solidão, não há nada para distraí-lo dessas perguntas pesadas.
"Em nome da lei, fui tratado como um criminoso. Não pelo que eu fiz, mas pelas coisas que defendi, por minha consciência." Mas o corpo humano tem uma enorme capacidade de se adaptar às circunstâncias difíceis. Descobri que se pode suportar o insuportável, quando se é capaz de manter o espírito, mesmo quando o corpo te põe à prova."
"Ter convicções fortes é o segredo para sobreviver às dificuldades. O seu espírito pode ficar cheio, mesmo quando seu estômago está vazio".
"Um homem que tira a liberdade de outro homem é um prisioneiro do ódio, está preso atrás das grades do preconceito e da incapacidade de ver além... Os oprimidos e os opressores são privados de sua humanidade da mesma forma."
(Sobre o seu tempo na prisão Robben Island, no trecho de sua autobiografia Um longo caminho para a liberdade, de 1994).
- Sul-africanos produzem vinho 'Mandela' com uvas de onde ex-líder ficou preso - 26 de novembro de 2012
Uma vinícola sul-africana começou a produzir vinho a partir de uvas cultivadas em Robben Island, a ilha na qual o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, passou 18 anos detido na época do apartheid (1948-1994)




Nenhum comentário: