François Mitterrand e Isabel II, cortaram a fita inaugural no dia 6 de maio de 1994, realizando o sonho de ligar a França e o Reino Unido com um túnel e uma proeza de engenharia civil.
Vinte anos depois, o Eurotúnel é a linha ferroviária mais utilizada em todo o mundo, onde passam 400 comboios nos dias de maior tráfego.
Para ligar a Inglaterra e a França, têm de fazer-se 37,9 km sob o mar, a uma profundidade até 75 metros debaixo de água. No total, mede 50,5 km .
A escavação do túnel foi iniciada em 1987 no lado inglês e em 1988 no lado francês. Onze enormes escavadoras avançavam 76 metros por dia. A 1 de dezembro de 1990 fez-se a primeira junção histórica.
Na realidade, há três túneis, dois para o transporte ferroviário, um em cada sentido único, e um terceiro túnel de serviço mais estreito, que faz a conexão com eles, dá acesso ao equipamento técnico e proporciona ventilação .
Os camiões, automóveis, motos, são transportados por um cargueiro especial pelos carris .
Atualmente, os 25 “cargueiros ferroviários” fazem a revisão a cada 44 dias ou aos 30.000 km. A manutenção e segurança continua a ser um desafio, 20 anos após a aventura industrial que envolveu 13 mil engenheiros, técnicos e trabalhadores.
O Eurotúnel também foi uma aventura financeira, que ia acabando mal. Com um financiamento privado de 100%, centenas de milhares de pequenos acionistas que compraram títulos em 1987, 14 anos depois estavam praticamente arruinados. Se o tráfego ferroviário fosse insuficiente a dívida seria faraónica.
Mas os lucros chegaram em 2007 e os primeiros dividendos (esperados desde 1997) foram redistribuidos em 2009.
Em outubro de 2012, o ano dos Jogos Olímpicos em Londres , o Eurotúnel comemorou o transporte de 300 milhões de passageiros.(Euronews)
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