Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

domingo, 5 de maio de 2013

Páscoa ortodoxa: cerimônia do "fogo sagrado" em Jerusalém | Sham el-Nessim/Egito

Uma imensa multidão de cristãos ortodoxos participou, este sábado, na tradicional cerimónia do "fogo sagrado", na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Como manda a tradição, os peregrinos recolhem a chama sagrada das velas do patriarca ortodoxo, o grego Theopilos III. De vela em vela, a chama percorre as ruas da cidade santa, antes de partir em procissão para Belém da Nazaré, onde, segundo a tradição, Jesus nasceu. Outra chama será entretanto transportada, em avião, para a Grécia e restantes países ortodoxos. Este rito milenar, símbolo da eternidade, da paz e da renovação, é um dos momentos altos da Páscoa ortodoxa, que se celebra este domingo.
- Egípcios de várias confissões comemoraram o Sham el-Nessim, na segunda-feira, após a Páscoa Ortodoxa



Egípcios de todas as confissões celebraram esta segunda-feira, num ambiente descontraído e festivo, o "Sham el-Nessim".
 O feriado nacional, assinalado pelo menos desde o ano 2700 antes de Cristo, marca para os egípcios o início da Primavera e tem lugar um dia depois da Páscoa Ortodoxa.
Apesar da conotação cristã, o feriado é assinalado por toda a população, independentemente da religião. Um habitante do Cairo explica que "famílias e amigos reúnem-se em parques e locais turísticos para apreciar este dia maravilhoso".
 A designação do feriado deriva do nome egípcio da Época das Colheitas, conhecida como "Shemu", que significa "dia de criação".
 Outro residente do Cairo diz esperar que "todos os dias sejam como este, com todos os egípcios unidos" e deseja "paz para todos e a recuperação da economia".
 Pelo menos esta segunda-feira, os egípcios parecem ter deixado de lado divergências políticas e diferenças religiosas.
 O correspondente da euronews, Mohammed Shaikhibrahim, diz que "o 'Sham el-Nessim' é este ano como um sopro de ar fresco para os egípcios, para porem de lado as tensões e os problemas políticos e de segurança, apreciando a atmosfera natural e os pratos populares que caracterizam esta celebração".

Nenhum comentário: