Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Repelente natural contra a malária que mata mais de 650 mil pessoas - science

Da acordo com a Organização Mundial de Saúde, a malária mata mais de 650 mil pessoas em todo o mundo e mais de 250 milhões estão infetadas com o patogênio extremamente perigoso da doença.
Os investigadores europeus desenvolveram um repelente inovador, altamente eficaz e ambientalmente seguro, contra a picada portal do mosquito da malária. Cientistas da Universidade de Neuchâtel, na Suíça, estudaram o comportamento dos mosquitos e de que forma pode ser bloqueada a sua atração pelos humanos.
As experiências realizadas demonstraram que uma mistura especial de extratos de óleos essenciais é tão eficaz contra os mosquitos da malária quanto os repelentes disponíveis conhecidos.
Os investigadores analisaram os extratos de 80 plantas e desenvolveram um repelente muito eficaz que é seguro para os seres humanos sem ser prejudicial para o meio ambiente, inteiramente biodegradável.
O repelente passou por vários testes. Aqui, os cientistas estudaram como reagem os mosquitos quando expostos ao odor humano, neste caso vindo de meias de algodão impregnadas com suor humano. Os mosquitos que picam a meia, deixam de fazê-lo quando esta é coberta com uma gaze impregnada com o repelente natural.
Tendo observado que o repelente bloqueia a capacidade dos mosquitos de detetar a presença de seres humanos, os cientistas acreditam que esta nova composição poderia evitar a picada do mosquito da malária e assim tornar-se uma arma importante na prevenção desta doença mortal.


Nenhum comentário: