A Airbus não entra em detalhes sobre este sistema, em situações de emergência por razões de segurança, mas é um procedimento que teria permitido que o piloto da aeronave liberasse sua própria entrada, caso Lubitz estivesse inconsciente, por exemplo.
Sabe-se também que o avião levou cerca de 10 minutos em trajetória descendente até bater, o que seria tempo suficiente para que o procedimento de emergência fosse executado.
Investigações preliminares sobre a queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses dizem que o copiloto, Andreas Lubitz, teria trancado a cabine, deixando o piloto fora.
Registros da caixa preta do avião indicam que o piloto teria feito sucessivas tentativas de voltar ao cockpit, sem sucesso.
O padrão dos aviões Airbus é que, quando um dos tripulantes deixa a cabine, a porta seja trancada. Ao retornar, a pessoa precisa digitar um código e aguardar a liberação de quem está dentro.
No entanto, existe um sistema para situações de emergência.
Fonte: BBC Brasil
- Postagem atualizável em nosso Blogger:
* O acidente do Airbus A320 da Germanwings em 24 de março de 2015
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